Vício em compras: qual fenômeno psicológico está por trás?

- maio 26, 2019
advertise here


Vício em compras: qual fenômeno psicológico está por trás?

O vício em compras pode ser definido como a incapacidade de uma pessoa controlar os impulsos , que são derivados do desejo de realizar novas compras em uma base contínua, principalmente de objetos que basicamente não precisam .

Pode se assemelhar ao conceito da chamada " compra compulsiva " ou o que os psicólogos chamam de "onomiomania". , embora ambos os termos sejam mais devidos a uma abordagem patológica relacionada a algum distúrbio psicológico.

A denominação "dependência de compras", pelo contrário, geralmente tem um significado maior do tipo psicossocial que poderia se encaixar melhor em vícios como o jogo, a Internet, videogames, etc.

Quais são os fatores geralmente associados a esse tipo de dependência?

O comportamento das pessoas que sofrem com esse tipo de dependência é potencializado pelo bombardeio de estímulos ao consumo que recebe através de diferentes mídias e redes sociais; a ponto de se tornar uma maneira de fugir do lazer .

O boom econômico que alguns países tiveram e a incorporação de tecnologias novas e atraentes ao mercado consumidor provocou um setor da população; o desejo de estar sempre atualizado e "na moda".

Por outro lado, a criação contínua de "necessidades" no subconsciente das pessoas, feita por estruturas de marketing muito bem pensadas; i nduce pessoas para fazer compras e irreflexibles compulsivo cujo único limite é a capacidade de gastar.

Em nossa sociedade, as atividades associadas aos gastos já se tornaram um hábito, como visitar shoppings, sair para ver vitrines, visitar lojas ou simplesmente passar horas em shoppings de moda; embora no fundo você não precise comprar nada.

Para o viciado em compras, esse tipo de atividade pode se tornar o gatilho que desencadeia esses desejos irreprimíveis de "querer comprar alguma coisa" ; em alguns casos, atingindo os extremos que esse tipo de comportamento afeta o desenvolvimento normal de suas vidas ou até mesmo prejudica seus relacionamentos com outras pessoas.

Como o desejo de comprar atua no viciado?

As pessoas viciadas em compras têm uma coisa em comum: as compras que fazem são muitas vezes desnecessárias e até mesmo irracionais.

Por enquanto, você pode sentir algum tipo de prazer depois de fazer isso; para a sensação de alívio que o desejo de comprar causa .

O problema surge um pouco mais tarde, quando se justifica que a compra feita não implica satisfação e vem o arrependimento; ao lado desse desagradável sentimento de culpa por não conseguir se justificar pela compra feita.

A dependência de compras e autocontrole

Essas duas condições geralmente são muito próximas e estão relacionadas internamente em pessoas que sofrem desse distúrbio.

Ela se manifesta como uma incapacidade frustrante de ajustar os maus hábitos de consumo à realidade econômica do adicto.

Não é que as despesas diárias o forcem a sofrer de certas dificuldades, é que existe uma total incapacidade de controlar a gestão orçamentária de maneira racional e disciplinar as despesas, sem cair em compras supérfluas .

Um exemplo claro do precedente é o uso excessivo e excessivo da capacidade de crédito. A pessoa cai no círculo vicioso do que significa viver a crédito, concatenando um empréstimo com o outro, endividando-se endividadamente.

A conseqüência desse comportamento é um superendividamento contínuo que afeta ainda mais o sentimento de culpa; pois os problemas que ele conhece virão associados ao comportamento gastivo da pessoa .

O vício em compras é uma patologia?

O vício em compras se deve mais a um tipo de transtorno induzido por fatores relacionados à área do comércio, do que a uma condição clínica que merece tratamento especializado.

No entanto, dependendo do grau em que esse vício tenha chegado, a ajuda de um profissional da psicanálise pode ser necessária ; avaliar as condições que levaram a esse comportamento na pessoa e recomendar as estratégias mais adequadas para tratá-lo.

Os grupos de ajuda geralmente são muito eficazes nesses casos, portanto, seria aconselhável consultá-los.




Compartilhe com seus amigos !!!





Advertisement advertise here