Síndrome de Munchausen: fingir estar doente para receber atenção.

- junho 01, 2019
advertise here


Síndrome de Munchausen: 
fingir estar doente para receber atenção.

Aqueles que sofrem da síndrome de Munchausen , considerada um distúrbio psiquiátrico, podem até mesmo se machucar ou procurar ativamente ficar doentes para atrair a atenção de amigos, familiares e equipe médica.

Você já fingiu não estar bem para ter mais atenção? Provavelmente sim, nunca pensando que essa atitude poderia ser o resultado de uma síndrome real. Sem alarmismo, mas com tanta curiosidade, tentamos lançar alguma luz para entender melhor a síndrome de Munchausen.

O que é síndrome de Munchausen?

Síndrome de Munchausen é um transtorno psiquiátrico que leva as pessoas afetadas a simular e queixam-se de doença ou sintomas físicos ou psicológicos inexistentes para chamar a atenção e compaixão dos outros: entes queridos, estranhos ou profissional de saúde pessoal.

Para atingir seu objetivo, as pessoas com esta síndrome também pode ferir voluntariamente (buscando infligir ferimentos ou doente) ou ferir outra pessoa ( como no caso da síndrome de Munchausen por procuração )

O que é síndrome de Munchausen por procuração?

A síndrome de Munchausen por procuração é uma doença mental e uma forma de abuso infantil. O cuidador de uma criança, na maioria das vezes a mãe, inventa sintomas falsos ou causa sintomas reais para fazer parecer que a criança está doente.

Ninguém tem certeza do que causa a síndrome de Munchausen pelo poder. Às vezes, a pessoa foi maltratada quando criança ou tem síndrome de Munchausen e também a aplica a seu filho ou a um menor a quem ela cuida.

Quais são suas causas?

As causas da síndrome de Munchausen ainda não estão claras. Pesquisas até o momento apontam o dedo para uma etiologia multifatorial da síndrome, que seria, portanto, causada por duas ordens de fatores intimamente relacionados:

Fatores individuais

Vivenciei experiências altamente traumáticas na infância, como trauma emocional, ter sofrido abuso ou ter sido vítima de negligência. Esse tipo de experiência poderia ter contribuído para criar nessas pessoas o desejo de ser colocado no centro das atenções , mesmo de forma completamente disfuncional.

Outras pessoas podem ter sofrido de doenças na infância ou adolescência que exigiram atenção especial ou tratamento médico prolongado. Este evento poderia ter levado o sujeito, mesmo na idade adulta, a desejar receber o mesmo cuidado e atenção no momento da necessidade.

Fatores psiquiátricos

A base da síndrome poderia ser a de esconder importantes transtornos de personalidade, como transtorno anti- social, transtorno narcisístico e transtorno de personalidade borderline , altamente correlacionados com a síndrome de Munchausen.

Outros fatores definidos como predisposição incluem baixa auto-estima, a perda de um ente querido ou a incapacidade de se tornar um médico ou trabalhar no setor de saúde.

Como isso é tratado?

A psicoterapia é o tratamento de escolha para o tratamento da síndrome de Munchausen. No entanto, muitos dos indivíduos que sofrem com isso rejeitam o tratamento, uma vez que são incapazes de reconhecer a própria existência da doença .

Se a pessoa pode reconhecer a síndrome como um problema e, portanto, aceitar sua condição, as chances de recuperação são bastante altas. Através de um curso de psicoterapia, o paciente será capaz de reconhecer e dominar os chamados pensamentos distorcidos e disfuncionais que o induzem a exacerbar os sintomas até o ponto de controlá-los.

Durante o curso terapêutico, é imprescindível que o paciente tenha o apoio de sua família e o círculo mais íntimo, para que possa ajudá-lo a controlar sua doença e proporcionar-lhe o cuidado mais saudável e adequado.

A psicoterapia pode ser acompanhada, quando necessário, por uma terapia farmacológica, geralmente baseada em medicamentos antidepressivos ou estabilizadores do humor, útil para combater uma possível depressão ou um transtorno de ansiedade concomitante. Deve ser especificado que os medicamentos apenas ajudam a aliviar os sintomas derivados de possíveis distúrbios emocionais simultâneos, de fato, eles não são capazes de resolver a síndrome por conta própria.




Compartilhe com seus amigos !!!





Advertisement advertise here