Mitomania: sintomas, causas e tratamento da mentira patológica.

- maio 26, 2019
advertise here

Mitomania: sintomas, causas e tratamento da mentira patológica.

Embora o seu médico ou nome clínico provavelmente não vai soar muito certamente sabe o distúrbio ou obsessão nos referimos a falar sobre isso, e sua relação especial com o hábito de habitualmente se encontram.

Foi a psiquiatria que trouxe o nome de mitomania, que é o hábito de constantemente mentir. Em outras palavras, a mitomania é uma tendência a representar um personagem que faz a pessoa que sofre constantemente mentir, inventar fantasias (e acreditar nelas) e simulá-las.

O que é mitomania?
O mitomania é a arte de mentir , é um transtorno mental que distorce a realidade para fazer alguém ver as coisas de forma muito diferente do que realmente são. Também é conhecido sob os termos: mentira patológica, mentira compulsiva ou pseudologia fantástica .

A palavra mitomania vem do grego, e o paciente, neste caso, sofre pela simples razão de tornar sua vida mais suportável e esconder a verdade por trás das mentiras.

Este distúrbio psicológico ou problema de mentir ocorre com frequência em pessoas que sofrem porque mentir pode ser útil para socializar e se esconder atrás de alguns problemas mais sérios, como distúrbios de personalidade.

Tipos de mitomania
Do ponto de vista médico, podemos distinguir dois tipos de mitomania:

-Mitomania para a vaidade: caracterizada por mentiras que exageram as virtudes ou fatos da pessoa envolvida, como atos de adoração, amor e intimidade, habilidades quase esportivas ...

-Mitomania pervertida: agressividade e necessidade de prejudicar outra pessoa por meio de falsas acusações, difamação, denúncias ... e até cartas anônimas.

Quais são as características do mythomaniac?

-Mentiras constantemente, tornando isso um hábito.
-Está na mente manipular e atrair as pessoas ao seu redor.
-O mythomaniac deixa de acreditar em sua própria realidade e constrói uma mentira baseada na fantasia.
-Tende a distorcer a realidade.
-Você pode se tornar uma pessoa agressiva ou violenta.

É um sintoma de outros tipos de problemas de saúde mental, como os transtornos de personalidade, porque as pessoas precisam de carinho, e também pessoas com transtorno de personalidade hipertímico. 
Megalomania, orgulho, frieza.

Embora muitos psicólogos já a considerem uma doença, para outros ainda é um transtorno mental que simplesmente esconde outro tipo de deficiência emocional, social ou pessoal.

A princípio, você pode não reconhecer os mitomaniacos, mas se você mantiver um diálogo constante, essa pessoa não parará de mentir e será desmascarada por suas próprias mentiras. Então, se você duvida que alguém está mentindo para você o tempo todo, você pode estar sofrendo desse tipo de transtorno.

Quais são os sintomas?
Obviamente, um dos principais sintomas da pessoa mitomaníaca é a tendência de inventar constantemente "histórias" e fatos que não aconteceram ou que ocorreram, mas que aumentam em benefício próprio.

Você pode até mesmo simular uma doença física ou mental para ser o centro das atenções e aumentar suas mentiras.

E as causas da mitomania?

-Baixa auto-estima: acima de tudo, pessoas que não aceitam o que são tendem a criar uma realidade paralela, muito mais satisfatória.
-Insatisfação: pessoas que precisam de admiração, carinho e amor.
-Comportamento ambivalente: isso cria um comportamento que não é verdadeiramente real e não corresponde à vida da pessoa. Por exemplo, pessoas que simulam uma posição social que não têm.
-Fraqueza: muito associada a baixa ou falta de auto-estima, geralmente pessoas que não aceitam isso.

Como isso é tratado?
O psicólogo ou psiquiatra irá avaliar a pessoa para descobrir que tipo de mitomaníaco é. Como o paciente pode não saber ou mesmo enganar seu terapeuta, a ajuda da família muitas vezes contribui muito, especialmente ao criar um histórico médico.

Entretanto, para que o psiquiatra ou psicólogo seja útil, o mitomaníaco deve conhecer e estar preparado para resolver os conflitos internos que o levaram a esse estado. Este artigo é apenas para fins informativos. Você não pode e não deve substituir a consulta com um psicólogo.



Compartilhe com seus amigos !!!



Advertisement advertise here